sexta-feira, 26 de junho de 2009

quarta-feira, 24 de junho de 2009

PROJETO

Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira

Turno: Matutino

Data: 24/06/2009 –

PROJETO


Formadora: Tatiana












PROJETO

Do Latim projectu, particípio passado de projicere, ‘lançar para adiante’. 1. Plano, intento, desígnio

Organização

Organizar um projeto consiste em, essencialmente, destacar:

A atividade dirigida para uma meta bem definida. Ao final do projeto, o resultado deve ser evidente, concreto, materializado ou apresentado em mudança de comportamento.

Um fim específico. Quanto menos amplo o tema, maiores as possibilidades de êxito.

Uma avaliação contínua. Para atingir a meta, os meios devem ser alterados sempre que se identificar essa necessidade.

Dados significativos. A caracterização do projeto é o tratamento dado a esse tema e não sua origem, ou seja, o que o aluno é capaz de fazer com os dados coletados, a fim de torná-los significativos. Resultados criativos e interessantes. Para obtê-los, o trabalho deverá ser desenvolvido através de atividades ricas e variadas.

CONSTRUÇÃO DA INTENÇÃO DO PROJETO

Responder os seguintes itens:

O que temos – (Contextualizar o problema identificado);

O que vamos fazer;

Como vamos fazer;

O que precisamos para fazer;

Quanto tempo;

PASSO A PASSO DO PROJETO

· Tema - Idéia Central

Escolher um tema do qual goste. Não tente abraçar o mundo formular temas incrivelmente amplos, geralmente resumidos em uns poucos vocábulos. Ex: Matemática. Tema amplo demais

· Pessoas Envolvidas; Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.

Local de Realização (nome da escola, município);

Carga Horária

Período de Realização (início e término); (data de inicio: 24/07/2009)

· Justificativa – Problemática - O que temos (contextualização do problema identificado), ou seja, definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.

· Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.

Objetivos - O que vamos fazer?

- Geral – o que se pretende alcançar de forma geral

- Específicos - esmiuçar o objetivo geral e dizem respeito às ações. (sugestão colocar três ações)

Conteúdos - especificar os principais conteúdos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos.

Metodologia - Como vamos fazer?

1-Passo a passo das ações e o desenvolvimento destas. Não esquecer que as ações vão ser determinadas pelos objetivos específicos.

2- Recursos Materiais (livros, vídeos, computador, retroprojetor, máquina fotográfica, livros, artigos, revistas, vídeos, sites.. Especificar quais recursos serão utilizados e como eles serão adquiridos (a escola tem, os integrantes do grupo vão levar, os alunos vão trazer de casa...)

OBS: (questionários, palavras-cruzadas, figuras, textos...) anexar ao projeto.

· Cronograma- Quanto tempo para cada ação. A forma mais fácil de organizar um cronograma é sob a forma de uma tabela.

· Avaliação- concepção de avaliação instrumentos utilizados descrever dificuldades resultados obtidos...

· Bibliografia

· Anexos

OFICINAS

Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira

Turno: Matutino

Data: 29/04/2009 – 4ª Oficina

Formadora: Tatiana

Sessão coletiva 4, da Unidade 7 da TP2 página 239 .

  • Foi feito o gráfico da Atividade 1 num papel milímetrado ou quadriculado.
  • Responder as questões da atividade 1c, 1 d e 1e para entregar .
  • A atividade 2 foi reealborada e feita em dupla, também para entregar.
  • Avaliação diagnóstica para entregar.
  • Recolher a tarefa 3 da Parte II - Unidade 8 da TP2.

OFICINAS

Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira

Turno: Matutino

Data: 29/04/2009 – 1ª Oficina

Formadora: Tatiana

Sessão Coletiva 1 / TP1 – Unidade 1

  • Cálculo do IMC
  • Cada grupo deve descobrir o índice médio do grupo, verificar quem está acima ou abaixo da média, e se o grupo, como um todo, está em boa forma física ou não.
  • Descobrir quanto cada um deve ganhar/perder para ficar com o IMC igual ao do grupo.
  • Confecção em papel pardo de uma atividade para aplicar em sala de aula.
  • Leitura e discussão da atividade 13 – TP1 – página 81

Sugestões: Saída de campo para pesquisar sobre a anemia.

Explorar rótulos das embalagens, utilizar tabelas.

Comparação de medidas, proporções e classificar as presença de ferro nos alimentos.

Custo do produto em relação à quantidade de ferro.

Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira

Turno: Matutino

Data: 13/05/2009 – 2ª Oficina

Formadora: Tatiana

Sessão coletiva 2, da Unidade 3 da TP1 na página 216.

· Atividade 1 – Cálculo do Imposto de renda

· Atividade 2 – Cartão



Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira

Turno: Matutino

Data: 27/05/2009 – 3ª Oficina

Formadora: Tatiana

Sessão coletiva 3, da Unidade 5 da TP2 na página 231 da TP2

· A atividade 1 e 2 – Superficie corporal , foi feita em dois grupos que confeccionaram no papel pardo a solução da atividade e entregaram por escrito as questões 1 e 2 da página 233 da TP2. Algumas cursistas não gostaram da atividade.

· A atividade 3 – Porporcionalidade

Resolver na TP2 os exercícios 9 ,10 e 11 das páginas 26,28 e 29. Para responder as questões 1,2 e 3 da página 234 da TP2, para entregar.

· A atividade 5 – Mapa conceitual

Atividade individual feita em papel oficio para entregar.

· Recolher a tarefa 3 da Parte II - Unidade 6 da TP2