sexta-feira, 26 de junho de 2009
quarta-feira, 24 de junho de 2009
PROJETO
Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira | Turno: Matutino |
Data: 24/06/2009 – PROJETO | Formadora: Tatiana |
PROJETO
Do Latim projectu, particípio passado de projicere, ‘lançar para adiante’. 1. Plano, intento, desígnio |
Organização
Organizar um projeto consiste em, essencialmente, destacar:
A atividade dirigida para uma meta bem definida. Ao final do projeto, o resultado deve ser evidente, concreto, materializado ou apresentado em mudança de comportamento.
Um fim específico. Quanto menos amplo o tema, maiores as possibilidades de êxito.
Uma avaliação contínua. Para atingir a meta, os meios devem ser alterados sempre que se identificar essa necessidade.
Dados significativos. A caracterização do projeto é o tratamento dado a esse tema e não sua origem, ou seja, o que o aluno é capaz de fazer com os dados coletados, a fim de torná-los significativos. Resultados criativos e interessantes. Para obtê-los, o trabalho deverá ser desenvolvido através de atividades ricas e variadas.
CONSTRUÇÃO DA INTENÇÃO DO PROJETO
Responder os seguintes itens:
— O que temos – (Contextualizar o problema identificado);
— O que vamos fazer;
— Como vamos fazer;
— O que precisamos para fazer;
— Quanto tempo;
PASSO A PASSO DO PROJETO
· Tema - Idéia Central
Escolher um tema do qual goste. Não tente abraçar o mundo formular temas incrivelmente amplos, geralmente resumidos em uns poucos vocábulos. Ex: Matemática. Tema amplo demais
· Pessoas Envolvidas; Equipe de trabalho: definir as áreas de conhecimento envolvidas, assim como os educadores participantes e as suas respectivas atribuições.
Local de Realização (nome da escola, município);
Carga HoráriaPeríodo de Realização (início e término); (data de inicio: 24/07/2009)
· Justificativa – Problemática - O que temos (contextualização do problema identificado), ou seja, definir uma situação-problema a ser focada mediante seu desenvolvimento.
· Fundamentação teórica: definir os conceitos e as teorias que darão base a todas as ações desenvolvidas.
- Geral – o que se pretende alcançar de forma geral
- Específicos - esmiuçar o objetivo geral e dizem respeito às ações. (sugestão colocar três ações)
Conteúdos - especificar os principais conteúdos curriculares trabalhados no projeto para atingir os objetivos propostos.Metodologia - Como vamos fazer?
1-Passo a passo das ações e o desenvolvimento destas. Não esquecer que as ações vão ser determinadas pelos objetivos específicos.
2- Recursos Materiais (livros, vídeos, computador, retroprojetor, máquina fotográfica, livros, artigos, revistas, vídeos, sites.. Especificar quais recursos serão utilizados e como eles serão adquiridos (a escola tem, os integrantes do grupo vão levar, os alunos vão trazer de casa...)
OBS: (questionários, palavras-cruzadas, figuras, textos...) anexar ao projeto.
· Cronograma- Quanto tempo para cada ação. A forma mais fácil de organizar um cronograma é sob a forma de uma tabela.
· Avaliação- concepção de avaliação instrumentos utilizados descrever dificuldades resultados obtidos...
· Bibliografia
· Anexos
OFICINAS
Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira | Turno: Matutino |
Data: 29/04/2009 – 4ª Oficina | Formadora: Tatiana |
Sessão coletiva 4, da Unidade 7 da TP2 página 239 .
- Foi feito o gráfico da Atividade 1 num papel milímetrado ou quadriculado.
- Responder as questões da atividade 1c, 1 d e 1e para entregar .
- A atividade 2 foi reealborada e feita em dupla, também para entregar.
- Avaliação diagnóstica para entregar.
- Recolher a tarefa 3 da Parte II - Unidade 8 da TP2.
OFICINAS
Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira | Turno: Matutino |
Data: 29/04/2009 – 1ª Oficina | Formadora: Tatiana |
Sessão Coletiva 1 / TP1 – Unidade 1
- Cálculo do IMC
- Cada grupo deve descobrir o índice médio do grupo, verificar quem está acima ou abaixo da média, e se o grupo, como um todo, está em boa forma física ou não.
- Descobrir quanto cada um deve ganhar/perder para ficar com o IMC igual ao do grupo.
- Confecção em papel pardo de uma atividade para aplicar em sala de aula.
- Leitura e discussão da atividade 13 – TP1 – página 81
Sugestões: Saída de campo para pesquisar sobre a anemia.
Explorar rótulos das embalagens, utilizar tabelas.
Comparação de medidas, proporções e classificar as presença de ferro nos alimentos.
Custo do produto em relação à quantidade de ferro.
Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira | Turno: Matutino |
Data: 13/05/2009 – 2ª Oficina | Formadora: Tatiana |
Pólo: EEB Gov. Ivo Silveira Turno: Matutino Data: 27/05/2009 – 3ª Oficina Formadora: Tatiana
Sessão coletiva 3, da Unidade 5 da TP2 na página 231 da TP2
· A atividade 1 e 2 – Superficie corporal , foi feita em dois grupos que confeccionaram no papel pardo a solução da atividade e entregaram por escrito as questões 1 e 2 da página 233 da TP2. Algumas cursistas não gostaram da atividade.
· A atividade 3 – Porporcionalidade
Resolver na TP2 os exercícios 9 ,10 e 11 das páginas 26,28 e 29. Para responder as questões 1,2 e 3 da página 234 da TP2, para entregar.
· A atividade 5 – Mapa conceitual
Atividade individual feita em papel oficio para entregar.
· Recolher a tarefa 3 da Parte II - Unidade 6 da TP2